Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

domingo, 22 de junho de 2014

O Facebook vicia?

Vicia sim. Se não for usado com cautela se torna um vício que é muito difícil de corrigir.
Não raramente pessoas se desfazem de seus perfis argumentando que  há muita exposição, vicia, rola muita inveja, muita curiosidade, muita falsidade nessa rede de relacionamentos. Mas tão logo, criam outro perfil prometendo restringir o número de amigos e ou adicionar apenas pessoas da sua família.
Esta rede de relacionamentos, hoje, faz parte da vida das pessoas. Nela é possível estar em contato permanente com vários seguimentos de notícias, inclusive fofocas... Há quem se interessa!
Sair fora é uma atitude muito radical. Moderação seria a postura mais assertiva.
Como ser moderado(a) quanto ao uso do Facebook?
-Propor-se um horário fixo para uso. Não usar fora o combinado nem que isso lhe doa. Cortar um vício dói sim! 
-A que lhe interessa acessar o perfil? Faça listas de interesses: família, amigos diversos (igreja, faculdade, trabalho), páginas, enfim, se organize na rede. Assim, quando acessar,  você não fica rolando infinitamente a página sem rumo e sem razão. Vai direto no que interessa e pronto.
-Crie ou entre num grupo. Se você tem algumas pessoas com quem gosta de trocar figurinhas, o grupo é a melhor saída. De preferência que seja "secreto". Ninguém precisa ver o que vocês conversam.
-Procurar não postar o que está fazendo ou o que vai fazer. Até o que já fez!! Mesmo depois de feito, realizado, se for exposto pode lhe causar transtornos.  Compartilhe recadinhos "inocentes", felicite aos aniversariantes, noivos, a chegada do bebê... Ser atencioso(a), já que tem um perfil. Não é legal também, fingir que não leu, não viu.
-Organize suas fotos em álbuns e selecione o público. Não precisa deixar de postar fotos, mas faça restrições. Deixe aberto por certo período e depois você tem a opção de fechar para "somente eu" e ele não fica mais visível ao público. Serve como um arquivo pessoal.
-Não se esqueça de "excluir conversa" das Mensagens periodicamente. Não é bom ficar guardando coisa velha, ainda mais conversa...

Enfim, ser um usuário/uma usuária e não ser usado/usada pelo site de relacionamento.
Uso consciente e moderado sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.