Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Em Casa

Aos poucos vou me reencontrando no meu espaço. Sinto que antes eu "passava" em casa e agora eu estou, de fato, "Em Casa". Quando ando pela casa vou sentindo o ambiente, presto mais atenção, olho ao redor. Enquanto eu trabalhava, estudava ou os dois ao mesmo tempo (o que já ousei fazer), entrava em casa e ia direto à primeira necessidade, que geralmente é a alimentação,ou seja, pra cozinha!

Sim! Sou Dona de Casa, mas já me dei às experiências de conciliar outras atividades conjuntas.
Partilho um pouquinho dessas experiências para que esclareça a minha paixão por estar "Em Casa".

Logo que nos casamos, eu e meu marido trabalhávamos os dois e juntos cuidávamos da nossa casinha. Eu trabalhava em horário comercial que inclui o sábado até o meio dia. Ele não trabalhava aos sábados. Então quando eu chegava, ele já tinha limpado todo o chão e lavado o quintal. Até encerava e passava a enceradeira! Lembra disso? É, tínhamos piso na casa que precisava de ser encerado e para dar brilho, existia uma aparelho chamado: enceradeira. Ligada à energia ela ia rodando uma escova que ia lustrando o chão.

Ah, mas já existiu antes disso, para fazer o mesmo efeito, o "escovão". Também cheguei usar na casa dos meus pais, quando era solteira. Esse era de ferro, bem pesado e quem o movimentava era o nosso braço e nossa força, pra lá e pra cá, o tempo todo. Agora pra isso tem academia de ginástica e que ainda cobra!!

Bem, depois vieram os filhos e decidi que não sairia mais pra trabalhar fora. Ajudei um pouquinho com vendas diretas, em casa mesmo. Fiz uma clientela razoável e permaneci nisso por alguns anos.

Já crescidos os filhos, resolvi voltar aos estudos. Mas estudava à noite e tinha o dia todo "Em Casa".
Nessa época chegou na nossa casa um computador. Compramos um bem antiguinho, era o que podíamos. Mas com ele conseguimos acessar a internet. Fui me interessando e resolvi entrar num curso de informática. Daí a arrumar um emprego foi apenas um passo. Então fui trabalhar e tinha livre os sábados. E neles eu levava os filhos para a catequese e me tornei também catequista.

Recebi outro convite de trabalho e aceitei. Horário comercial novamente até aos sábados ao meio dia. Nessa época mudamos para uma casa maior. No início, tudo lindo. Chegava dia de sábado, trocava o uniforme de trabalho pelo short e camiseta e partia pra limpeza da casa. Cheguei até dizer: "vou conseguir conciliar, tranquilamente!". Que nada, os dias foram passando, e eu cada vez mais cansada e menos motivada a limpar a casa. Até que arrumei uma ajudante para o sábado. Ela veio umas três vezes. Ah que maravilha!! Eu chegava em casa e já estava tudo limpinho e cheiroso. A sensação é ótima! Mas não deu certo e ela não veio mais. Fiquei doente. Sai do trabalho.

Passado uns dois anos, voltei aos estudos e fui fazer um curso técnico. Voltei porque sempre gostei muito de estudar e queria ter uma formatura. Embalei numa faculdade; essa que agora estou me formando: Pedagogia. Teve um semestre que eu estudei de manhã e à noite, conduzindo os dois cursos simultaneamente. E mais recentemente, fui trabalhar fora também. Passava o dia inteiro longe de casa. De manhã na faculdade e à tarde no trabalho. Não aguentei, muita pressão!! Sai do emprego, porque precisava terminar a faculdade. Não conseguia fazer os trabalhos acadêmicos e isso foi me desgastando. Quando estou para uma coisa não consigo me dividir em outra. Os estudos me consumiram muito. Eu sempre fui muito dedicada e esforçada e isso me custou a saúde. Fiquei doente novamente. Mas agora consegui terminar os estudos.

É isso. Por tudo isso que sou apaixonada por fica somente "Em Casa". Já tive várias experiências, como descrevi. O que defendo aqui no blog, não é sem razão de ser. E o que defendo já deu pra entender. Nada vale mais do que minha saúde, minha paz, a harmonia da casa e da família. 

2 comentários:

  1. Ola mari...que legal seu depoimento...e bem assim mesmo...as vezes ficamos esgotados, querendo so o descanso...as vezes queremos muito trabalhar e entao e um ciclo, porisso curto ler , livros, e agora blogs...estou fazendo um...depois te passo...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!! Que bom tê-la por aqui! Fico feliz que você tbm terá um Blog! Me passa sim. Um excelente dia a você!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.