Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Descomplique

Por que será que temos que complicar as coisas?
Tudo poderia ser tão mais simples...
A Doutora Zilda Arns (que Deus a tenha em sua glória) disse com tanta sabedoria:

"Nunca se deve complicar o que pode ser feito de maneira simples."

É verdade. Teimamos em colocar dificuldades em tudo. Já reparou que muitas das nossas queixas são resultados de nossas próprias condutas? 

Por que chegamos atrasadas aos compromissos? Na maioria das vezes por nossa falta de agilidade e planejamento. Poderíamos ter deixado nossa roupa de vestir e os documentos necessários  separados na noite anterior. Pouparíamos tempo e sairíamos mais cedo.

Por que ficamos na mão sem gasolina no meio do trajeto? Nossa falha em confiar na reserva. Devemos sempre andar com garantia, nada de passar sufoco.

Cartões eletrônicos. Quantas vezes já aconteceu com você de o "sistema estar fora do ar"? Comigo muitas vezes! Vamos confiar na tecnologia cegamente ou vamos andar precavidas?  E corre daqui e corre dali... Não adianta, o sistema é uma rede e afeta todos os terminais. Sofremos por nossa própria culpa. 

É duro pagar juros? Como é!! Esqueceu do vencimento? Chegou atrasado e as portas do banco estavam fechadas? Ou não sabia que os caixas autorizados tem um limite para receber suas contas? Olha, tudo pode acontecer! Contas precisam ser agendadas e pagas um ou dois dias antes do vencimento para possíveis contra-tempos. 

O sapato está machucando seus pés e você ainda tem muito que andar? Ah isso é o que mais acontece! Se sabemos que provavelmente é o que vai nos acontecer, sempre bom colocar um "Band-Aid" no calcanhar ou até levar um par de chinelinhos para trocar. Olha, eu já sofri tanto com isso que aprendi. Se não cabe na bolsa, levo meus chinelinhos numa sacola, mas não sofro mais de dores nos pés. 

Sai pra comprar um presente e não consegue encontrar nada que tenha a ver com a pessoa? Errado. Quando temos que comprar algo para presentear alguém, já temos que sair de casa com algumas ideias em mente. Assim, vai direto ao ponto e não fica andando, se cansando e cada vez mais longe de encontrar o que seja ideal.

Começou fazer uma receita e no meio dela vê que falta ingrediente ou acaba o gás? Quando temos vontade de fazer um bolo, uma torta, ou qualquer outra coisa, o certo é separarmos antes todos os ingredientes para depois começar a fazer. Assim nos certificamos se temos todos os itens para concluir. E quanto ao gás, sempre bom termos dois botijões e que o de reserva esteja sempre abastecido.

São inúmeras as situações que precisamos descomplicar. O estresse, o cansaço, as reclamações seriam bem menores se nós mesmas não tornássemos as coisas tão complicadas. Agende, programe, planeje, previna, preveja e assim conseguirá simplificar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.