Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Boa anfitriã (2)

Hóspedes - Como receber bem


Devido as circunstâncias da vida, muitas famílias se distanciam. Antigamente era muito difícil a comunicação com os familiares que moram longe. Lembro de um tempo, que para fazer um interurbano, era preciso a intermediação de uma telefonista. Existiam as cabines telefônicas e haviam até filas para poder usar o serviço. Quando você pegava no telefone a telefonista imediatamente já te perguntava qual era o estado e o número que pretendia falar e te pedia para aguardar. Esta profissional então, fazia o contato e dizia para quem atendera que aguardasse porque era uma ligação de tal cidade para ela. E voltava conosco dizendo: senhora, sua ligação. E finalmente falávamos com nossos parentes de longe para matar um pouco da saudade.

Difícil não é? Posso dizer que isso acontecia há mais ou menos uns 30 anos. Hoje, quantas possibilidades... telefone, celular, internet! Não só nos falamos facilmente, como nos vemos à distância através de um toque.

Mas isso não é suficiente para as relações humanas. Pelo menos, não tem sido até então. Necessitamos de abraços, de olhar nos olhos, de rir e chorar juntos, festejar, comemorar, estar com as pessoas que fazem parte de nossa vida. E para isso as pessoas viajam e se hospedam.

A pergunta é: como hospedar bem?

Cama.
A boa anfitriã quando sabe que vai receber hóspedes prepara a sua casa. Faz uma vistoria nas suas roupas de cama e coloca para lavar as peças que estão guardadas há muito tempo, como é o caso dos cobertores. Se não puder comprar itens novos, separe os melhores para oferecer. E que estejam limpos e cheirosos. Se preciso for, ceda a sua cama para dormirem e se acomode de outra forma nesses dias. Se não tiver de sobra, peça colchões emprestado.

Banho.
Prepare um Kit para deixar no banheiro com tudo que seja necessário: sabonete, bucha, shampoo, condicionador, cotonete, creme dental, absorvente. Coloque em uma cestinha num lugar visível. Disponibilize toalhas de banho também. Não se esqueça de rolos extras de papel higiênico e de um aromatizante de ambiente.

Comida.
Verifique a sua dispensa. Providencie quitutes e tudo mais para servir bem. As pessoas gostam de comer algo que foi feito por você e que seja típico da sua região. Se esforce por fazer, caso contrário, não hesite e compre pronto. No meu caso, adoram pão de queijo!

Passeios.
Promova passeios pela cidade. Todo mundo adora conhecer lugares diferentes.

No mais, procure não fazer barulho enquanto ainda estão dormindo. Levante antes para preparar a mesa de café da manhã. Não fique querendo limpar a casa toda hora, aproveite os intervalos em que derem uma saída para fazer isso. No modo antigo de falar: faça sala, ou seja, dê atenção aos seus hóspedes. 

Lembre-se: 

"Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjos."

Hebreus 13:2



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.