Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Boa anfitriã (3)

Festa em casa - Como receber bem


Geralmente, gostamos de fazer uma festinha em dias de aniversários. Vivemos numa época que ainda existe esse costume para receber as pessoas. Porque aquela recepção despretensiosa, sem motivo nenhum está cada vez mais rara nos lares. 

Está chegando o dia do aniversário. Como fazer?

Planejamento. Primeira coisa é se programar. Contar as pessoas que pretende convidar e comprar os comes e bebes baseado nesse número.

Depois, telefonar para cada um e fazer o convite.

Organização. Preparar a casa com antecedência. Inclui-se nesse preparo principalmente os utensílios para servir: pratos, copos, talheres, guardanapos. Se perceber que não tem a quantidade suficiente, providencie os descartáveis.

No dia. Procure não deixar muitas pendências para fazer no dia da festa. Você ficará cansada e não estará bem para receber. Passe o dia mais tranquila e se arrume com antecedência. Que você esteja pronta quando chegar o primeiro convidado.

Receptividade. Agradecer os presentes recebidos e se mostrar satisfeita. Ensine isso aos filhos. Mesmo que não seja a sua numeração ou a sua cor preferida agradeça como se fosse o presente perfeito. Depois poderá descobrir onde foi comprado e trocar. 

Durante o evento, atente se todos estão bem servidos. Converse com todos. Seja agradável. Retire do ambiente o que não está sendo usado. Descarte o que virou lixo. Reponha o que estiver faltando para se servirem. 

Quando o primeiro convidado fizer movimento para ir embora, é hora de cantar os parabéns. Antes disso pode dar a impressão de que a festa está chegando ao fim.

Se eventualmente algum convidado não veio mas está representado, mande um pedaço de bolo.

Sempre ficam algumas pessoas, mesmo depois dos parabéns. Deixe que sintam-se à vontade. E não queira organizar o ambiente se ainda restarem convidados. Faça isso depois que todos forem embora. Ou não. Se estiver muito cansada, apenas guarde as comidas e deixe a bagunça para arrumar depois que acordar.

Agradecimento. Na despedida, não esqueça de agradecer a presença. Uma festa sem convidados não rola.

Boa recepção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.