Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ponha a mesa

Servir bem é uma especialidade das donas de casa caprichosas. Atentas, sempre procuram contar o número de pessoas para por a mesa. Esta dona de casa não sossega, está sempre alerta se todos estão servidos, se há comida suficiente, se precisa repor os guardanapos, copos, pratos e talheres. Seu capricho na organização é percebido nos simples detalhes.

Aproveite as oportunidades em família, só entre você, marido e filhos para ir praticando. Aos poucos você irá tomando gosto em compor uma mesa bonita e funcional. Depois vá estendendo essa prática para dias festivos quando mais pessoas estiverem presente.

Sempre bom aprender um pouco mais sobre os tipos de serviço de mesa. Pesquisei e aqui estão alguns conceitos:
Página Minha Casa do Facebook
À Americana
O que é? Os convidados se servem no bufê. É uma opção de serviço considerada informal.
Estilo americano: Todos os convidados podem se servir e comer diretamente na mesa. 
Estilo franco-americano: esse é o tipo que possibilita os convidados se servirem pessoalmente, comendo de pé, com o prato da mão.


Imagem do Google
À Francesa
O que é? O mais formal e requintado de todos os serviços. No serviço à francesa, os convidados ficam sentados e o garçom traz a travessa à esquerda do convidado para que eles se sirvam.


Imagem do Google
Empratado
O que é? O prato vem preparado e decorado da cozinha e servido individualmente para cada convidado. Devem ser servidos pelo lado esquerdo e retirados pelo lado direito de cada convidado. Este é o estilo inglês. 

Em nossas reuniões familiares, é muito comum o estilo americano de servir. 

O Serviço à Americana é um serviço informal, e por ser bem prático é ideal para receber um grande número de convidados. Resolve o problema da falta de espaço para quem não tem! Neste caso, utiliza-se uma mesa buffet onde os convidados se servem à vontade e depois se acomodam onde preferirem. 

A vantagem do Serviço à Americana, é que o anfitrião fica mais livre para dar atenção aos convidados, mas para isso, prepare tudo com antecedência pra você não ficar o jantar inteiro na cozinha; esse tipo de serviço permite isso!

Use e abuse dos rechauds para manter a comida quentinha e você longe do fogão.

Procure servir pratos que sejam fáceis de partir para facilitar a vida do seu convidado, já que nem todos irão estar sentados à mesa. Ou seja, prefira pratos com carne já picada, massas, risotos e aves desossadas.

Dicas para arrumar a mesa:

  1. A mesa deve estar em local de fácil acesso de preferência de forma que os convidados possam circular ao redor dela. Se não for possível deixe-a encostada na parede, e arrume tudo de forma bem funcional. Agrupe as comidas: Entradas, Pratos Frios, Pratos quentes, acompanhamentos e Sobremesas
  2. Pratos, talheres e guardanapos podem ficar numa mesinha à parte ou serem colocados no canto da mesa buffet.  Há ainda a opção de colocar os pratos numa ponta e os talheres e guardanapos na outra.
  3. Fique sempre de olho na mesa. Reponha os pratos e os outros utensílios que acabarem e mantenha a mesa sempre limpa.

Bufê, buffet ou bifê?
A forma correta de escrita da palavra é bufê. Buffet é a forma original da palavra em francês. A palavra bifê está errada, não devendo assim ter registro escrito.

Sites de referência para esta publicação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.