Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 17 de março de 2015

Limpar o banheiro

Aqui no Brasil ainda é comum dizer lavar o banheiro e não limpar. Mas nos países desenvolvidos a economia de água já é praticada, faz tempo, na rotina das donas de casa. Mesmo por aqui, ultimamente, o assunto água tem tomado outro rumo, o do uso consciente. Nesse ano, a escassez de chuvas fez o sudeste experimentar a falta d'água e isso repercutiu no país inteiro mobilizando as ações para economia desse bem natural.

Então, mais uma vez, vamos "copiando" os hábitos já instituídos no primeiro mundo. Vamos limpar ao invés de lavar o banheiro.

Fala-se muito em lencinhos umedecidos de limpeza para banheiros. Não sei se encontramos aqui no Brasil para comprar. Aliás, uso poucos produtos de limpeza como já publiquei no Blog. E tenho aprendido muito assistindo os Vlogs de limpeza no Youtube.

        1- Ouvi uma especialista dizer que qualquer desinfetante precisa de 10 minutos para agir. Isso está especificado no rótulo, mas raramente lemos. E o que fazemos? Jogamos o desinfetante e já passamos o pano, ou seja, interrompemos a ação bactericida e o que fica é apenas o cheirinho no ar. O certo é vaporizar esse desinfetante e deixar agindo o tempo necessário antes de passar o pano.
        2- Limpar não usa tanta água. Por isso, devemos esfregar o interior do vaso sanitário, borrifar o desinfetante e também na pia, deixando agir. Enxugar com um pano o vaso sanitário e com outro pano a pia para não contaminar. Passar pano no chão e pronto! Para limpeza do box veja uma receitinha no post: Limpeza do box de vidro.
        3- O porta escovas de dentes merece uma atenção especial e ser higienizado com frequência. E o espelho limpo com pano úmido, umedecido com álcool ou limpa vidros. Não passar o produto diretamente na superfície, sempre aplicar no pano que será usado na limpeza.
        4- As paredes revestidas com cerâmica podem ser limpas também com pano úmido da mesma forma que limpa-se o chão, podendo usar o mesmo produto de limpeza misturado à água.
        5- O ralo também precisa ser higienizado com escova embebida em água com sabão e água sanitária.
        6- A lixeira precisa de limpeza, mas para isso não vejo outra solução a não ser lavá-la. Se você tem o costume de forrar o cesto de lixo talvez resolva borrifar o desinfetante e depois enxugar com papel toalha.
        7- Trocar as toalhas e os tapetes. Repor sabonete, cremes dentais e rolos de papel higiênico. Trocar as buchas de banho com frequência.
        8- Pulverizar um aromatizador de ambiente e pronto!

Imagem do Goolge

Como dá para perceber, mesmo limpar, não é tarefa tão fácil assim. 

Para completar, veja na imagem como um vasinho de flor deixa o ambiente gracioso! Pode-se ter no banheiro também aqueles vasinhos pequenos de lírio que fica uma graça. E para dar um cheirinho bom, o difusor de aromas é um luxo a mais.


Um comentário:

  1. Incrível como é automático... Fui limpar o banheiro e quando vi, já estava lavando a cuba da pia!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.