Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Limpeza da geladeira (1)

Geladeira, um eletrodoméstico tão essencial numa cozinha! Antigamente, tudo era mais difícil, e ter uma geladeira não era possível a todos. Houve uma época que quem possuía um refrigerador servia gelo e até guardava alimentos para os vizinhos que não tinham. Eu lembro disso! Infelizmente ainda existe essa realidade Brasil afora, contudo, há uma diversidade de modelos, tamanhos e características de geladeiras para atender aos consumidores. Um aparelho tão durável mas que requer limpeza frequente para eliminação de fungos, bactérias e maus odores.

Os refrigeradores que produzem gelo são mais difíceis de ser higienizados, pois é preciso ter paciência para o gelo derreter. Já tive essa experiência. Eu deixava a geladeira desligada durante a noite, para limpá-la no outro dia e acordava com o barulho da placa de gelo que se desprendia e caía na gaveta. Quando acontecia isso a gaveta ficava travada pelas laterias da placa e era uma dificuldade... É muito trabalhoso mesmo limpar esses modelos!

A tecnologia conseguiu deixar esses eletrodomésticos mais práticos e bonitos. Duas portas, degelo automático, frost free, água na porta... Quantas modernidades e mordomias! Mas não importa se básica ou aprimorada, a geladeira precisa ser limpa periodicamente.

Descobri esse vídeo com ótimas dicas para limpeza:


Se a sua geladeira é dos modelos que produzem gelo trago essas dicas do site As Coisas da Casa:
Numa média de duas horas dá para fazer o serviço completo num modelo de tamanho médio. Isto, se você não tiver que derreter gelo demais na hora da limpeza. Para fazer isso, alguns fabricantes recomendam o uso de um ventilador para acelerar o processo, quando necessário.
Entretanto, esta não é a melhor opção. O melhor mesmo é tirar o plugue de energia elétrica da tomada, na noite anterior. Isto vai facilitar muito o trabalho.
Programe a tarefa para a semana em que ela estiver quase vazia. Assim, terá a excelente sensação de repor a alimentação nova, com embalagens lacradas, num espaço totalmente higienizado.
Para efeito de curiosidade neste link há explicações dos vários tipos de degelo. Adorei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.