Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Limpeza do depurador de ar (2)

Agora é a vez de compartilhar as dicas de como limpar o depurador, na parte interna. Sim! É preciso para manter o aparelho bem cuidado.

Como já relatei, o meu depurador está em uso há mais ou menos 1 ano e meio. Durante esse tempo eu nunca fiz a limpeza interna deste equipamento. Mas assistindo a vídeos e colhendo dicas de limpeza, aqui e ali, me senti animada. Mãos à obra!

Veja como estava por dentro a situação de gordura grudada nas paredes do meu depurador:


Pensei, pensei e resolvi aplicar a mesma dica da Flávia Ferrari para remover a gordura do forno. Esta dica está na postagem: Limpeza do fogão.


Flávia ensina fazer uma pasta firme de bicarbonato e água morna, pincelar no local engordurado e deixar agir por 6 horas. Resolvi, por minha conta, aplicar na peça pintada mesmo ela só indicando para o forno. Veja na foto acima à esquerda. Desliguei o plugue da tomada, pincelei a pasta e deixei agir a noite inteira. Pela manhã, com uma espátula plástica que não arranha, comecei remover a pasta já seca sobre a gordura. Veja o resultado na foto acima à direita que maravilha que é! Sai como uma película. Raspei com a espátula o "grosso" e o restante removi com uma esponja. 


Completei a limpeza passando uma escovinha com detergente neutro e depois enxuguei com um pano.


O fabricante do produto recomenda não lavar o filtro de carvão que é este preto da foto. Passei apenas um papel toalha para absorver as gotículas de gordura. Este filtro precisa ser trocado de tempos em tempos. É através dele que são eliminados os odores da cozinha.


Pronto! Veja como ficou depois desta limpeza. Que tal?

Aqui o Antes e o Depois



Olha, pode confiar! Essa limpeza é bem fácil. O trabalho maior é para o bicarbonato que desgruda a gordura enquanto você dorme. Gostou?

Uma observação. Como usei em outra superfície a dica que a Flávia Ferrari deu para o forno, quero dizer que não houve alteração nenhuma na pintura branca interna do depurador. Passei o pano duas vezes para remover bem o resíduo e continua com brilho. Mas eu não arrisco usar na pintura externa, porque não sei o efeito a longo prazo.

Agora sim! Depurador limpo por dentro e por fora! Feliz!

Veja também a Limpeza do depurador de ar (1) da parte externa.

2 comentários:

  1. Vc pode compartilhar a receita da pasta? O blog da flávia n existe mais :( gracypvh@yahoo.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Gracielly! Sim: "Flávia ensina fazer uma pasta firme de bicarbonato e água morna, pincelar no local engordurado e deixar agir por 6 horas." Obrigada por participar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.