Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Guardando roupas sem passar

Você passa roupas? Agora eu passo! Mas fiquei muitos anos sem desenvolver esse ofício doméstico. Não totalmente, só ligava o ferro de passar em situações excepcionais.

Mas qual é o segredo para usar roupas sem passar, sem passar vergonha? Bom, primeiro eu  acumulei as que realmente precisava de passar. Essa experiência foi horrível! Aconselho, mil vezes, que se contrate uma passadeira. Fiquei com roupas para passar, entulhadas num canto de um guarda-roupa, por anos. Até esquecemos que tínhamos tais roupas.

Eu fazia assim, passava a mão em vez do ferro de passar. Recolhia as roupas do varal e já ia dobrando, passando as mãos para alisar, dobrava bem dobradinhas e ia colocando uma sobre as outras para fazer peso e ajudar desamassar. Fazia isso com todas as roupas. Separava e já colocava nos armários. Não ficava muito bom, mas foi assim que sobrevivi a tudo que tinha para fazer enquanto estudava e trabalhava.

Faz dez meses que estou integralmente dona de casa e, dias atrás, foi que consegui eliminar todas as roupas pendentes para passar. Hoje, voltei a passar roupas, semanalmente. Que alívio, não ter mais, esse peso de consciência! Sem dúvida, passadas a ferro, é muito melhor! Parece que, até a cor das roupas, ficam mais vivas.

Deixo essa experiência, para quem sabe, ajudar alguém que não quer ou não pode passar roupas.
  1. Se puder, adote o uso constante do amaciante no enxágue, pois ele ajuda a não deixar tão amassados os tecidos. 
  2. Quando a máquina terminar de lavar, não demore a pendurar as roupas no varal, para que não fiquem todas emboladas muito tempo.
  3. Fique atenta à centrifugação e interrompa o processo, deixando as peças mais úmidas. Os aparelhos novos tem uma função que se chama passa-fácil e é exatamente isso, menos tempo de centrifugação.
  4. Procure esticar bem cada peça, antes de pendurar, e pendure de forma que fiquem esticadinhas. Escolha uma parte da roupa, que não fica visível, para colocar o prendedor, pois ele deixa marca. Pode também, deixar secar, já no cabide.
  5. Não deixe as roupas secando muito tempo no varal.
  6. Recolha e já vá dobrando as roupas, caprichosamente, para ir para o guarda-roupa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.