Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Organização do closet

Assim, como eu, muita gente não tem um closet, mas tem guada-roupa. Ambos têm a mesma função de guardar e manter em ordem as roupas, os sapatos e acessórios como cintos, bolsas, chapéus e outras coisitas mais.

Um guarda-roupa, bem ou mal organizado, reflete o estado de espírito de seus donos. Conhece a metáfora "Arrume suas gavetas"? Está publicada aqui no Blog neste link.

Pois então, vamos tratar de organizar o "closet" inteiro e não só as gavetas. 

É com muita facilidade que desorganizamos o que está organizado; o que tão sacrificadamente organizamos. Para organizar é preciso ter um planejamento. Primeiro, precisamos saber o que temos para ser guardado. O certo é tirar tudo do lugar, separar, dispensar o que não serve mais, providenciar materiais organizadores e só então voltar tudo para o lugar. Mas não é simplesmente voltar tudo para o lugar, é analisar o espaço e o volume do que será guardado para melhor resultado. Fazer testes, mudando as coisas de lugar também ajuda na arrumação. As vezes passamos dias, meses e até anos com as coisas em lugares inadequados e não nos damos conta. Nossa vida poderia melhorar muito com pequenas mudanças, no entanto, não prestamos atenção a esses detalhes.

Para a falta de espaço há duas explicações: existe coisas em demasia ou está mal organizado. Mas para uma boa organização, ter menos coisas é sempre melhor!

Para quem não tem uma sapateira, o melhor é guardar sapatos em caixas, contanto que todas as caixas fiquem visíveis para não deixar de usar alguns pares por esquecimento. Vistoriar periodicamente para que não embolorem. Sempre bom, de vez em quando, levar ao sol. Mas se você tem um lugar próprio, ainda melhor, pois poderá expor todos os pares para facilitar na hora da escolha, além de ficarem arejados. Importante manter a quantidade exata de pares para o lugar destinado aos sapatos. Se comprar, ou ganhar mais um, um antigo deve sair para dar lugar ao novo. É assim que se consegue manter a organização.
Imagem do site Melissa Net.


Nos guarda-roupas costumam vir um calceiro, mas ele não é muito prático quando se tem mais calças do que os espaços que ele oferece. Ai precisamos colocar uma peça sobre as outras. Isso dificulta muito na hora da escolha e da remoção. O mais certo é que calças sejam guardadas em cabideiro e apenas uma calça por cabide. 
Imagem do Blog Feminices 






Camisas devem ser sempre penduradas e fechadas no primeiro botão, para quando ao manusear, não as desorganize. Se não tem muito espaço para cabides, as camisetas e camisas gola polo podem ser dobradas ao passar, e sempre da mesma forma, para ficar um monte alinhado.
Imagem do site Dona Perfeitinha




Os vestidos precisam estar pendurados em um espaço próprio para que fiquem esticadinhos. Porém, há tecidos como, as malhas, que possibilitam guardá-los dobrados numa prateleira ou gaveta. Assim como, também, as saias.
Imagem do site Paula Magalhães







Blusas de frio, casacos e blazers, que são abertos, precisam ficar nos cabides, sempre fechados no zíper ou no primeiro botão para não bagunçar. Se tem pouco espaço, uma opção é ao término do inverno, lavar e guardá-los todos dobrados. Sacos de TNT são perfeitos para isso, pois permite a ventilação.
Imagem do site Ciclo Vivo. Neste site há várias dicas para evitar o mofo dentro do guarda-roupa.




As lingeries ficam melhor organizadas em gavetas. Cuecas, calcinhas, sutiãs e meias têm um jeitinho todo especial de serem guardados. Sutiãs com bojo, sempre um sobre o outro, no formato original, sem dobrar para não danificar. As demais peças podem ser dobradas em formato de envelope que fica perfeita a arrumação. Se for preciso utilize organizadores para separar as categorias, de forma, que não se misturem dentro da gaveta. 
Imagem do site C.h.e.s.l.l.e.r


No caso dos cabides, é mais harmônico que sejam todos iguais em formato e cor, além de serem colocados todos do mesmo lado no cabideiro. 

E para todas as peças, bom é ter uma sequência de cores. Cores iguais sempre juntas, do mais escuro ao mais claro. A visão fica muito mais bonita. 

Ao pesquisar as imagens, visitei também o site correspondente e por uma questão ética, associei cada imagem ao site de origem. Além, de estar arquivado aqui, alguns sites com excelentes dicas de organização de closets. Se você tem um tempinho, visite também esses links, são ótimos! Me identifiquei "demais da conta", como se diz aqui em Minas, com a Talita Cavalcante do site Dona Perfeitinha. Lendo o perfil dela, me vi naquelas palavras. *-*

Divirta-se arrumando o seu closet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.