Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A Mulher V - Moderna à moda antiga

A escritora Cristine Cardoso traz em sua obra "Mulher V - Moderna à moda antiga" reflexões do livro de Provérbios 31. Fonte de referências para ser uma mulher de virtudes, as palavras de Provérbios são, comumente, deixadas de lado por nós mulheres que vivemos numa contemporaneidade exagerada e compulsiva.  A proposta da autora é justamente resgatar a moda antiga para sermos mulheres modernas.

Inevitável, durante a leitura, avaliarmo-nos segundo os preceitos da Mulher V. E, não raramente, percebemos o quanto estamos deixando a desejar como uma mulher virtuosa, de acordo a Palavra de Deus.

A cada capítulo, Cristiane lança-nos uma autorreflexão em forma de perguntas às quais possamos nos conhecer melhor e até nos corrigir naquilo que estamos virtuosamente em falta. E ainda nos fornece uma página destinada às nossas anotações reflexivas tonando-se, assim, num livro interativo.

Além de meditar nos versículos de Provérbios, Cardoso também se utiliza da vida de várias mulheres da Bíblia como modelo de virtude para todas as leitoras se espelharem. E, claro, não deixamos de criticar que a época que essas mulheres viveram era outra... Contudo, a escritora nos convence de que é possível, ainda assim, praticarmos tais virtudes.

Revelo que, no decorrer da leitura, me senti entristecida e, por vezes, envergonhada por não estar correspondendo, com minha vida, aos moldes destas mulheres de Deus e ao texto do livro de Provérbios. Mas compreendi que vários fatores implicam para que, hoje, sejamos quem somos e que isso não significa que estamos prontas e acabadas. Não! Pela graça divina, somos mutáveis e podemos nos aprimorar, melhorar, nos aspectos que ainda estamos falhas.

O livro Mulher V não é uma simples leitura, mas sua mensagem é inquietante. Esta leitura instigante ressoa além da última página, porque promove em nós uma necessidade urgente de mudança interior e comportamental em busca da Mulher V a que podemos nos tornar, sem deixarmos de ser modernas.


Você já leu este livro? O que achou? Conte-me nos comentários, quero interagir com vocês.

"E, como todas nós sabemos, 
a aparência não dura para sempre; 
o tempo sugará a sua beleza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.