Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Como estudar para passar em concursos? (1)

Como estudar para passar em concursos?
Esse tema é muito interessante e diz respeito a grande maioria das pessoas. Quem não quer ter estabilidade no emprego? Alcançar um cargo público é, quase cem porcento, garantia de emprego para toda vida.

Desde que voltei aos estudos, meu primeiro sucesso foi conseguir uma boa nota no ENEM. Quando conclui o ensino médio, o ENEM tinha apenas o caráter de avaliar a qualidade deste ensino. Só depois é que ganhou o objetivo de inserção dos candidatos em uma universidade. O meu primeiro ENEM foi quando eu estava estudando no Curso Normal em 2010. Apesar de ter ficado longe dos estudos por aproximadamente 15 anos acabei conquistando duas oportunidades de cursos: Pedagogia e Letras.

Já contei aqui no Blog que interrompi meus estudos quando eu e meu marido, na época, resolvemos nos casar. Eu havia terminado apenas o 1ª ano. Com os filhos crescidos, voltei para os estudos e conclui dois anos em um. E só depois de uns 5 anos é que fui para o Magistério e entre Pedagogia e Letras, duas paixões difíceis de escolha, optei pela Pedagogia por eu já estar cursando o Magistério queria dar continuidade nesta área.

Consegui uma boa nota no ENEM, mas não obtive o mesmo resultado no meu primeiro concurso público municipal por falta de experiência em realizar concursos. Sim, há de se ter uma experiência para ter sucesso na classificação. Mas não me importei com isso, porque foi exatamente o que pensei: vou fazer para conhecimento. Ah, mas depois disso peguei o jeito, vi que não era nada demais.

No último processo seletivo para Professoras, que participei aqui na minha cidade, obtive muito boa classificação estando ainda cursando o 6º período da Pedagogia. Um grande presente de Deus na minha vida! Um reconhecimento dos meus esforços realmente! Não tem sensação capaz de elevar a autoestima maior do que essa. Mas, infelizmente ou felizmente, tive que dispensar a convocação por não possuir, naquele momento, o diploma ainda. Como fiz para conseguir alcançar esta classificação? Como estudar para passar em concursos?

Bem, como o texto já está estendido demais, irei abordar na prática, como se preparar para prestar um concurso, no próximo post. Não perca!

Hoje, eu quis apenas contar essas minhas experiências para que vocês conheçam um pouco mais da minha trajetória e se inspirem. E vem concurso por aí vamos ficar atentas (os)!

2 comentários:

  1. Marili amei seu post, agora te admiro ainda mais, eu não sabia que você terminou os estudos depois de alguns anos porque se dedicou a família, eu sabia do curso superior apenas. Você tem uma historia linda, e é uma benção compartilhar tudo isso conosco. Você me inspira amiga, obrigada! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda! Obrigada minha flor! Que bom que consigo lhe inspirar. E sim, o amor falou mais alto e interrompi meus estudos. Mas, olha, eu sabia que voltaria um dia, porque adoro estudar. E voltei mesmo! Consegui concluir, graças a Deus e ao apoio da minha família. Beijos minha linda!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.