Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Por dentro da notícia

Por dentro da notícia
Sou usuária da internet há um tempinho razoável e venho aprendendo bastante a manejar esta ferramenta de informação. Diante de tantas notícias trágicas que estamos vivenciando e outras um tanto quanto polêmicas decidi compartilhar umas dicas com vocês visitantes do Sempre Simples.

Tenho notado que  a cada dia estão aumentando as falsas notícias pela internet e levando muitos a acreditar e, pior ainda, compartilhar sem saber antes se corresponde a uma verdade. Perigoso!

Compartilho agora com você caro (a) leitor (a) uma maneira fácil de não se deixar levar por notícias falsas e com intenções distorcidas. Sim, tem muitos que querem obter acessos e mais acessos para benefício próprio ou de um determinado grupo.

Olha, faz assim... Quando você vir qualquer link com um título em negrito e uma imagem passando na tela do seu aparelho eletrônico e esse título lhe chamar a atenção, clique nele. Leia o artigo, o texto todo. Verifique se tem o nome de quem escreveu, no caso, o autor deste artigo. Procure se nesta publicação constam fontes confiáveis para esta notícia. Observe a data! Isso é muito importante. Quando é que foi publicado? Dá trabalho? Dá sim, mas ainda tem mais uma coisa essencial que você deve fazer sempre que ler qualquer notícia que é ler também os comentários. Leia tantos quantos comentários forem necessários para que você tire a sua própria conclusão. Só mais uma coisinha, antes de compartilhar, faça uma breve pesquisa no Google com este título ou algumas palavras desse título e leia algumas publicações para ver se a notícia é verdadeira.

Fazendo isso eu aprendi a confiar ou ignorar um monte de informações que chegam à minha tela. E aprendi, assim, ficar por dentro da notícia!

Através dos comentários, conseguimos inclusive ampliar a nossa pesquisa e chegar a links que desmascaram a tal informação. Acompanhando os comentário dos sites, conseguimos dados importantes que muitas vezes não nos chegam facilmente. Há muitas pessoas que são estudiosas dos mais variados assuntos e se sentem preparadas para discutir isso publicamente, deixando links para comprovação daquilo que defendem. É assim que tenho descoberto fontes de estudo valiosíssimas.

Bora lá ficar também por dentro da notícia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.