Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Vencendo a preguiça


O texto, do missionário Ripari, que postei (aqui) está sendo muito proveitoso! Recebi muitos comentários de que se trata de um texto para "chacoalhar" a mulherada. Eu adorei! Me fez perceber que tenho dispensado à internet um tempo que poderia suprir melhor as necessidades e bom andamento da casa.
.
E um dos comentários foi em forma de pergunta:
.
Como vencer a preguiça?
.
Vou tentar contribuir com o que pesquisei e o que já estou colocando em prática, para que espantemos pra longe a preguiça.
.
Falta de ânimo, desinteresse, cansaço contínuo, procrastinação são sintomas da preguiça.
.
O que causa?
.
É preciso, antes de mais nada, descartar a possibilidade de estar sofrendo de anemia, depressão ou carências nutricionais que causam também tais sintomas. Descartada esta possibilidade, devemos partir para mudança de comportamento.
.
☑Fazer a agenda virar um hábito. Lembrando de um compromisso para daqui três dias, ajuda a não deixar coisas para fazer depois.
.
☑Organização de tempo e tarefas é muito importante para reaver o controle. Determinar um tempo para cada atividade a ser realizada no dia e anotar isso para não se deixar distrair. Pode usar o temporizador do celular para lembrar de realizar a próxima tarefa.
.
☑Distração é uma característica forte de quem está empurrando a responsabilidade com a barriga. "Depois eu faço..." / "Ainda tenho três dias na semana para fazer isso..." / "Vou só dar uma olhadinha no Instagram, coisa rápida..."
Do Instagram, vai para o Facebook, do Facebook para o WhatsApp,  e assim por diante... Quando vê, já é noite e nada em casa foi feito.
.
☑Anotar cada atividade realizada no dia!  Parece bobeira, mas tenha um caderninho e a cada tarefa realizada,  anote! Você irá se surpreender ao fim do dia, quando ler tudo que fez!! Se alegrará e sentirá vontade de fazer mais e mais!
.
☑Recorte de revistas ambientes de casa e monte um mural com estas imagens. Toda vez que olhar mandará mensagem para o cérebro de que deseja ter sua casa igualmente limpa e com tudo no lugar.
.
☑Não pense em tudo que tem para fazer. Isso é um grande fator desmotivante. Apenas faça uma coisa de cada vez. Se não souber o que fazer primeiro, faça sempre o mais necessário... o que cheira mau, o que vai estragar, ou causar transtorno.
.
☑Comece hoje a montar seu roteiro de limpeza e organização. Hoje é quinta-feira e você renovou as roupas de cama. Então, já escreva para quinta-feira que vem que terá que trocar os lençóis. E assim vai fazendo com tudo...
.
☑Desfrute de cada trabalho feito. Se terminou de limpar o banheiro admire-o, respire, sinta o cheiro de limpeza, aprecie e parabenize a si mesma!
.
☑Agradeça! Isso mesmo! Agradeça a todo momento por tudo que seus olhos contemplam em casa. Sua máquina de lavar? Agradeça! Seu ferro de passar? Agradeça! Seu fogão limpo? Agradeça! É que costumamos focar na bagunça e deixamos e reparar as bênçãos que já chegaram para nos ajudar a cuidar de tudo.
.
☑Ante de ir dormir faça um resumo mental das principais atividades que te esperam no dia seguinte.
.
☑E o mais importante: Oração! Amanheça o dia suplicando a graça de Deus para dar conta de cuidar de sua casa. Abra o coração para Deus, diz que está perdida, cansada e sem ação diante de tudo que tem que fazer. Mas diga do seu desejo de ter uma casa limpa e organizada. Peça luz para sua vida!
.
Espero que estas dicas sejam úteis para você e que a ajude resgatar o controle de sua casa e de sua vida em família.
.
Um abraço
____________
Marilí Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.